top of page
  • carlasilvaasp

6 SINAIS DE ALERTA PARA PROBLEMAS COM OS TRAVÕES

SAIBA QUANDO FAZER UMA REVISÃO AOS TRAVÕES DO SEU CARRO


Os travões desempenham um papel importante na segurança do seu veículo. É graças a eles que o condutor consegue parar o automóvel, evitando colisões e acidentes. Por isso, importa estar atento ao seu correto funcionamento e verificar periodicamente o estado dos travões.


Travões: 6 sinais de alerta


Não existe uma altura específica para verificar o estado dos travões, uma vez que depende muito da utilização dada ao veículo. Contudo, a verificação das pastilhas e dos discos dos travões deve ser feita a cada 30.000 quilómetros, caso não existam sinais de alerta ao efetuar travagens. No entanto, deverá saber identificar alguns sinais que indicam a necessidade de uma revisão ao estado dos travões do seu veículo.


1-Presença da luz dos travões no painel de instrumentos

Parece óbvio, mas a verdade é que nem sempre é prestada a devida atenção à indicação da luz dos travões acesa no painel de instrumentos. Quando tal acontece, pode significar que o travão de mão está acionado, que as pastilhas estão gastas ou que o nível do líquido está abaixo do desejável. Não facilite e verifique o sistema de travagem na sua oficina Arlindo Soares de Pinho .


2-Vibrações ao acionar o pedal do travão

Se ao pressionar o pedal do travão sentir vibrações, significa que há um defeito nos discos.


3-Pedal do travão afunda

Quando o pedal do travão afunda ao ser pressionado pode ser sinónimo de uma fuga no circuito do líquido de travões — ou seja, o sistema hidráulico está com uma anomalia. A pouca flexibilidade do pedal também não é um bom sinal. Significa que existem problemas de travões, tubagens, circuito hidráulico ou cilindros.


4-Ruídos anormais

Se ouvir algum ruído anormal ao pisar o travão, é provável que as pastilhas ou os discos já não estejam em boas condições. Caso o ruído tenha um som metálico, pode estar perante um problema de calços gastos que poderão provocar danos graves nos discos.


5-Desvio do veículo ao travar

Outro dos sinais de que os travões já não estão em boas condições sucede quando, ao travar, o veículo desvia para um dos lados. Este problema é um indicador de deficiências no repartidor de travagem. Nestas situações, o condutor poderá perder o controlo do automóvel ao travar, pondo em risco a sua segurança e a dos restantes automobilistas.


6-Pastilhas gastas

Se tem utilizado com maior frequência os travões ou efetuado travagens fortes, verifique o estado das pastilhas. Caso estejam abaixo dos 2 milímetros, é recomendável dirigir-se à nossa para proceder à sua troca.


Caso verifique algumas destas anomalias, entre em contacto connosco e agenda uma revisão aos travões do seu carro.

Trabalhamos para tornar a sua vida mais fácil todos os dias.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page