• carlasilvaasp

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE REVISÕES DO CARRO

E A UTILIDADE DO HISTORIAL DE MANUTENÇÃO


Para prolongar a vida de um automóvel, a manutenção é essencial. Esta manutenção cobre diferentes áreas e momentos da vida do veículo e não deve deixar de ser efetuada, cumprindo o plano de revisões programadas. Nestas inspeções, sempre que é encontrada uma falha ou problema, ou sempre que é necessária a substituição de alguma peça, é colocada a sua indicação no livro de revisões do carro. Mas, afinal, para que serve este livro? Apenas para indicar estas alterações? E quais as mais-valias de o fazer?


O que é o livro de revisões do carro?

O livro de revisões do carro é como uma espécie de passaporte do veículo que identifica cada vez que este faz uma viagem à oficina para as manutenções periódicas. Nestas, é observado o estado de conservação e funcionamento de diversos componentes e sistemas do veículo, dos mecânicos aos elétricos. Sempre que nestas inspeções se verificarem problemas ou for necessária a substituição preventiva de alguma peça, essa informação deve constar do livro de revisões do veículo.


A importância do livro de revisões do carro

Na verdade, o livro de revisões do carro é sobretudo útil quando se pretende comprovar junto de terceiros que as inspeções foram feitas ou no caso de se querer comprar um automóvel em segunda mão. Conheça os três motivos principais:

  • É uma boa garantia da saúde do automóvel

Imagine que pretende trocar de veículo e quer vender o seu automóvel. Se tiver todo o histórico do seu carro no livro de revisões, o possível comprador terá mais confiança em o comprar. É que além de poder ficar a saber em detalhe todas as operações efetuadas, sabe ainda em que oficinas foram realizadas, podendo pedir informações adicionais.

  • Tem a indicação credível dos quilómetros

Este é um elemento imprescindível na compra ou venda de um carro em segunda mão, porque com o livro de revisões é menos provável que o proprietário altere os quilómetros realizados e o risco de fraude para o comprador é menor. Além disso, se as manutenções tiverem sido efetuadas nos tempos recomendados e previstos pelo fabricante, é mais fácil perceber se a quilometragem é ou não a real, através da consulta das datas que estão no caderno de manutenção do veículo e da comparação com os quilómetros associados a cada uma das intervenções.

  • Permite ativar sem problemas a garantia

Se o veículo ainda estiver no prazo de garantia e precisar de acioná-la, nada melhor do que exibir ao fabricante o livro de revisões. Através deste documento, a marca consegue confirmar que seguiu o plano de manutenções por ela proposto. E lembre-se de que não precisa de ter feito todas as revisões na oficina da marca. O importante é que tenha cumprido todos os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo. Este apenas pode negar uma reclamação na garantia caso demonstre que o problema está relacionado com um erro de oficina ou com a utilização de peças de fraca qualidade.


As manutenções regulares são uma aposta no prolongamento da vida do seu veículo e ajudam a poupar no futuro.

Na sua Arlindo Soares de Pinho pode pode fazer todo o tipo de serviços de manutenção ao seu automóvel com toda a confiança e qualidade, sempre com mecânicos credenciados.

Fontes: ACP e Arlindo Soares de Pinho

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo