top of page
  • carlasilvaasp

AdBlue no seu Posto de Abastecimento BP!

O que é?

O AdBlue é um produto químico (dissolução de ureia) de origem sintética que permite reduzir o nível de emissões dos veículos pesados e ligeiros com motor a diesel que tenham instalado o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva).


Este produto, dotado de uma pureza extraordinária, cumpre a norma europeia DIN 70070 e tem o mais exigente controlo de qualidade, o que lhe permite reduzir o nível de emissões contaminantes e aumentar a proteção no catalisador do seu veículo.


Deve acrescentar entre 4% e 5% de AdBlue por depósito de gasóleo, dependendo se se trata da normativa Euro 4 ou Euro 5, respetivamente.




Legislação:

Todos os veículos pesados e ligeiros de motor a diesel fabricados desde outubro de 2006 são obrigados a cumprir a norma Euro 4 em relação às emissões contaminantes, com limite máximo de emissões para os óxidos nocivos de nitrogénio (NOx) de 3,5g / kWh e para partículas de 0,02g/kWh.


Em 2009, a norma Euro 5 será obrigatória, pelo que se prevê uma maior redução na concentração de Nox na atmosfera. A partir deste ano, todos os veículos pesados com motores a diesel devem cumprir a normativa.


Como funciona o sistema SCR?

Para cumprir estas normativas, os veículos devem dispor de um sistema que ajude a reduzir as emissões ao máximo possível. A SCR (Redução Catalítica Seletiva) é um deles.


Depois de injetar AdBlue na SCR, desencadeia uma reação química no catalisador que converte o NOx numa mistura de nitrogénio e vapor de água. A tecnologia SCR é simples, fiável e eficaz, por isso, é a opção escolhida pela maioria dos fabricantes europeus de veículos pesados.


Onde encontrar AdBlue?

A oferta de AdBlue está a aumentar devido à procura. Atualmente, comercializa-se em embalagens de 10 litros, embora se preveja a sua ampliação para um serviço de abastecimento a granel.


Desde 1 de julho, este produto está disponível nas principais estações de serviço BP de Portugal e Espanha.


Características:

»Solução aquosa composta por ureia e água desmineralizada.

»Líquido incolor e inodoro, cujas caraterísticas se regulam a nível europeu através da norma DIN 70070.

»Não é um combustível, não se injeta no motor, mas sim no circuito de escape depois da combustão.

»É por isto que não está sujeito a impostos sobre consumo nem a qualquer outra regulamentação.

»O seu ponto de fusão é de –11º. Tem um pH aproximado de 9.5.

»A sua vida útil é de aproximadamente 12 meses. Não é inflamável nem explosivo.

»Não está classificado como matéria perigosa nem para as pessoas nem para o meio ambiente.

1.808 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page