top of page
  • carlasilvaasp

Como e quando fazer a manutenção do ar condicionado?🤔Os conselhos dos nossos profissionais!👨‍🔧

O ar condicionado é provavelmente o sistema do seu automóvel mais utilizado durante o verão, e um grande aliado no inverno para evitar que os vidros fiquem embaciados.

Contudo, para que o ar condicionado continue totalmente operacional, é necessário saber como fazer a respetiva manutenção para prevenir quaisquer problemas futuros e para que este não lhe falhe quando mais precisa dele.

Se não estiver com problemas – fugas ou maus cheiros – deve fazer a manutenção do ar condicionado, pelo menos, uma vez por ano.

Opte por fazer a manutenção do ar condicionado antes de haver grandes mudanças de temperatura, desta forma evita que, caso haja algum problema e tiver de esperar pela reparação, as viagens sejam tão desconfortáveis.

COMO FAZER A MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO DO CARRO

Este sistema é constituído por elementos como o compressor, o condensador, o filtro de secagem, a válvula de expansão e o evaporador. Fazer a manutenção do ar condicionado é então imperativo para a segurança e para o conforto do veículo.

Para isso, os dois aspetos aos quais precisa de prestar atenção neste tipo de manutenção são o filtro do habitáculo e as condutas do ar condicionado. Para o bom funcionamento, as condutas têm de estar limpas e o filtro pode precisar de ser mudado. Além disso, tenha muita atenção a fugas de gás do ar condicionado. Fugas podem indicar rompimento de tubos no sistema e isso implica uma visita ao mecânico.

Depois de identificar o que deve ter em conta, pode passar para a prática. Para isso, encontra líquidos próprios para a limpeza das condutas em lojas de produtos automóveis e/ou oficinas.

O processo

A manutenção do ar condicionado consiste no carregamento do mesmo, no entanto, caso haja alguma fuga do gás é necessário reparar a origem do problema, ou seja, o carregamento consiste numa filtragem do gás utilizado. Este é retirado, passado por um filtro e reintroduzido no circuito, juntamente com a substituição do filtro do habitáculo.

Dicas para a manutenção

1. Usar o ar condicionado com regularidade garante o bom funcionamento, deve ser ligado pelo menos uma vez por semana;

2. É aconselhável desligar o ar condicionado antes de desligar o carro, para evitar paragens bruscas do sistema;

3. Se o carro estiver exposto ao sol durante muito tempo, não ligue o ar condicionado virado para o pára-brisas. As diferenças de temperatura podem rachar o vidro;

4. Em dias muito quentes, e sobretudo se o carro está parado ao sol, é importante deixar o ar condicionado circular durante alguns minutos com os vidros do carro abertos para estabilizar a temperatura.

No fundo, ao seguir este tipo de comportamentos, está a poupar nas suas contas automóveis e também a garantir a segurança da sua condução.

Por um lado poupa em idas a oficinas e em combustível (sim, o ar condicionado também influencia a poupança de combustível). Por outro, as vantagens de um habitáculo puro e sem bactérias permite uma melhor respiração durante a condução.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page