• carlasilvaasp

COMO VERIFICAR O NÍVEL DE ÓLEO DO MEU CARRO?

O óleo do carro é um líquido que tem a função de lubrificar as partes metálicas do motor e diminuir o atrito destas partes móveis para evitar o desgaste. Um motor bem lubrificado reduz também o consumo de combustível e aumenta a potência. Portanto é muito importante saber exatamente como se mede o nível de óleo de um carro.

Se não houver uma lubrificação suficiente, o motor pode gripar, ou seja, fundir com o calor do atrito entre os componentes. Uma falha destas pode levar o seu carro a ter problemas graves. Para evita-lo é conveniente a verificação periódica do nível do óleo que é uma operação muito simples que só leva alguns minutos.


Para uma correta medição o veiculo deve estar estacionado num local plano e o motor deve estar frio. Se estiver quente pode produzir uma margem de erro com a dilatação e também muito perigoso, se for o caso, de ter que completar o reservatório do óleo e alguma gota cair sobre alguma peça que está em alta temperatura. O melhor é deixar arrefecer e fazer tudo em segurança.




Na prática, os passos que deve seguir:


1- Abrir o capô, desbloqueando a alavanca situada abaixo do painel, do lado esquerdo do volante. Em caso de dúvida, consulte ao manual do seu veiculo.


2 – Em seguida, segurar a tampa do capô com a vara disposta para essa finalidade. Comprovar se está firme para evitar acidentes.


3 – Localizar a vareta para medir o óleo. Esta está localizada ao lado do bloco do motor que se distingue por uma cor diferente.


4 – Extrair a vareta tirando cuidadosamente para cima.


5 – Limpar com um pano limpo a ponta da vareta.


6 – Observaremos que existem duas marcas que são o nível mínimo e máximo de óleo.


7 – Introduzir a vareta novamente até o final e retirar novamente.


8 – A mancha de óleo da vareta deve estar situada entre as duas marcas. Se o nível estiver abaixo da marca mínima, deveremos completar com o tipo de óleo indicado pelo fabricante.


9 – No bloco do motor, vamos encontrar uma tampa que é da mesma cor da vareta que é a tampa do reservatório de óleo. Sobre a tampa tem um desenho que indica claramente sua função.


10 – Retirar essa tampa e acrescentar uma pequena quantidade de óleo. Esperar por uns minutos para que deposite no fundo e repetimos a operação de medir o óleo com a vareta para saber se encontra no nível adequado.


Alguns fabricantes recomendam que seja feita uma verificação do nível de óleo a cada 15 dias ou no máximo mensalmente.

No entanto, em alguns motores a evaporação e queima de óleo é mais frequente pelo que a verificação deve ser mais regular.

Na Arlindo Soares de Pinho fazemos um check-up completo à sua viatura. Consulte-nos!

20 visualizações0 comentário