top of page
  • carlasilvaasp

Cuidados a ter no Inverno com o seu carro!

No pico do Inverno do Inverno temos de contar com o frio, a chuva e a neve, elementos perigosos para quem se faz à estrada. Veja aqui como preparar o seu carro para o Inverno.


É incontornável, nos meses mais frios e chuvosos os cuidados com o carro e com a condução devem ser redobrados. Com as temperaturas mais baixas, a borracha dos pneus demora mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento, o que deteriora as condições de aderência à estrada. Com o frio há também o risco de alguns líquidos refrigerantes do seu carro congelarem, o que pode afetar o funcionamento mecânico de vários componentes e danificar o automóvel. Com o Inverno, chega também a chuva e com a estrada molhada existe menos superfície do pneu em contacto com o alcatrão, diminuindo drasticamente os níveis de aderência.


Em alguns locais do nosso país, onde o frio é mais extremo, durante o Inverno, assistimos a fortes nevões. A neve é um dos elementos mais perigosos para um condutor. Trata-se de uma superfície escorregadia e impede que o pneu entre em contacto com o asfalto, tornando inviável qualquer manobra que tente realizar. Por tudo isto, mesmo que tenha o apoio de uma oficina, tenha atenção aos seguintes conselhos e viaje em segurança durante os próximos meses!


1. Avaliar o estado da bateria

Alguns componentes, como a bateria, têm maiores dificuldades em trabalhar sob climas mais frios. Como as baterias criam energia baseada em reações químicas, e todas as reações químicas são influenciadas pela temperatura, no Inverno a energia não é tanta. Como a energia fornecida pela bateria é menor, o carro pode ter mais dificuldades em ligar e ninguém gosta de ficar parado ou sem ar condicionado, com temperaturas quase negativas lá fora. Caso a sua bateria tenha mais de 5 anos, deve pensar em substituí-la antes do Inverno. Caso seja recente, faça um teste de potência. E se a leitura da potência debitada seja inferior a 12V, significa que a sua bateria não está a funcionar em perfeitas condições e deve ser mudada.


2. Verificar os pneus

Os pneus são o único componente do veículo em contacto com a estrada. Por isso, devem estar em bom estado e preparados para as constantes variações de velocidade e de condições climatéricas.

  • Comece por verificar o piso. O limite legal para que um pneu possa circular é de 1,6mm. No entanto, um pneu com 3mm de piso precisa de praticamente mais 20% de espaço para conseguir travar em segurança.

  • Os sulcos de um pneu novo têm entre 8 a 9mm de profundidade e, para garantir que circula em máxima segurança, deve certificar-se que, a cada Inverno, os seus pneus estão praticamente novos. Aconselhamos a que nunca deixe que os seus pneus tenham piso inferior a 4mm, sensivelmente metade do piso inicial.

  • Ter pneus novos não significa menores cuidados a conduzir no Inverno. Em caso de emergência, eles serão os seus maiores aliados.

3. Mude as escovas do para-brisas

  • As escovas do pára-brisas são um dos elementos do carro sujeitos a maior desgaste.

  • Expostas constantemente ao intenso calor, fruto da exposição solar no Verão, ou ao frio, durante o Inverno, este componente é fabricado de borracha e plástico, materiais com prazos de validade que variam com as condições climáticas.

  • Para a máxima eficiência a retirar água do pára-brisas, as escovas devem ser mudadas todos os anos, antes do início do Inverno.

4. As luzes são importantes

  • Quase tão importante como ver bem, é conseguir ser visto pelos demais condutores.

  • Sob condições de chuva torrencial, as luzes de presença e de nevoeiro são um dos principais aliados dos condutores para conseguirem visualizar o tráfego à sua frente.

  • Verificar o estado das luzes deve ser uma tarefa regular.

5. Substitua o líquido anticongelante

  • Durante o Inverno, é extremamente importante que o sistema de refrigeração do seu automóvel não seja alimentado por água, mas sim por um líquido anticongelante.

  • Se utilizar água, e caso o seu carro esteja exposto a temperaturas negativas, esta corre o risco de congelar – não arrefecendo o motor nos momentos iniciais, podendo provocar danos bastante sérios no “coração” do seu carro.

  • Os líquidos anticongelantes suportam temperaturas até -20ºC. Garantem que o motor esteja sempre a funcionar dentro do regime ideal de temperaturas. Mas para que funcione na perfeição, devem ser mudados todos os anos, garantindo que não perde quaisquer propriedades durante os ciclos de utilização.

Para mais informações, contacte-nos! Trabalhamos para tornar a sua vida mais fácil todos os dias!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page