• carlasilvaasp

Dicas de segurança para a Páscoa: conselhos para uma viagem tranquila

Com a Semana Santa chega a primeira grande saída do ano para muitos portugueses, que aproveitam para desfrutar as primeiras férias. Por esse motivo, é necessário repetir alguns conselhos que deve observar antes de se fazer à estrada: além da prudência na condução, o respeito pelas regras de trânsito e descanso são essenciais para uma viagem tranquila, assim como verificar o seu veículo se está tudo a funcionar corretamente – a vida de muitas pessoas depende disso.


O mais importante, sem dúvida, é lembrar que a condução deve ser sempre baseada na prudência e descansar com frequência se fizer uma viagem longa. Manter uma distância segura e cumprir as regras de trânsito são as duas premissas básicas, assim como colocar o cinto de segurança e garantir que todos que viajam consigo o usem sempre. O uso de telemóvel é um risco.


Outro aspeto importante é a condução eficiente, algo que com os preços atuais dos combustíveis assume um papel especial. Mas cuidado, na estrada estabeleça uma velocidade razoável, não siga a uma velocidade para economizar ao máximo combustível: tem sido recorrente num passado recente carros a velocidades muito mais baixas nas principais faixas de rodagem no país, o que cria um sério perigo.


Antes de fazer uma viagem, é fundamental fazer uma revisão no veículo para evitar sustos e imprevistos na estrada e também gastos indesejados com avarias. É aconselhável verificar os níveis de óleo, líquido de arrefecimento e o do para-brisas. Inspecione os faróis, piscas e luzes de travagem. Verifique também se dispõe do triângulo e dos coletes refletores.

Um dos pontos-chave desta revisão é a condição dos pneus e a sua pressão.


A este respeito, os nossos especialistas, estão sempre disponíveis para o ajudar.


Os pneus são o único elemento de contacto entre o veículo e a estrada, pelo que o seu bom estado é essencial. Verifique a sua pressão, recomendada pelo fabricante. Se a pressão for menor do que a estabelecida, a capacidade de travagem e manobrar com segurança é reduzida, o que pode causar perda de controlo do veículo. Além disso, o consumo de combustível aumenta e a borracha do pneu desgasta-se mais rapidamente.

O estado do seu pneu também é importante: a maneira mais fácil de verificar é colocar uma moeda de um euro no pneu – se vir a borda amarela da moeda, é hora de mudar de pneus. Verifique também por possíveis arranhões ou cortes.


E se quiser poupar no combustível, faça uma condução eficiente. Para tal, muito contribui a pressão dos pneus. Conduzir suavemente também poupa dinheiro, sobretudo evitando a aceleração.


Respeite os limites de velocidade (exceder a velocidade recomendada pode aumentar o consumo em 20%); não sobrecarregar desnecessariamente o veículo (faz com que ele exija mais potência para se mover); não conduzir com elementos que prejudiquem a aerodinâmica do veículo, ou com os vidros ou teto abertos, o que aumenta a resistência do ar do veículo e assim o aumento no consumo de combustível.


Fontes: Sapo, Multinewa; Arlindo Soares de Pinho


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo