top of page
  • carlasilvaasp

E se abastecer gasolina num carro Diesel e vice-versa?

Imagine que chega a um posto de combustível enche o depósito e, de repente, dá-se conta que abasteceu o combustível errado.O que poderá fazer nesta situação?

Se dermos por isso…preciso atuar logo em seguida:

Não devemos arrancar com o veículo e nem sequer colocar a chave no contacto, porque a maioria dos veículos modernos contam com uma bomba elétrica no próprio depósito que, ao colocar a chave no contacto e fazer o pequeno gesto de “dar à chave”, este é alimentado com corrente elétrica e impulsiona imediatamente o combustível até ao sistema de injeção, gerado a pressão necessária para o funcionamento.

Vai ser preciso chamar o reboque e levar o veículo até uma oficina para que seja ali extraído todo o combustível colocado por erro e repetimos… “nunca coloque a chave de contacto na posição de ligado".

Que avarias podem acontecer no caso de termos abastecido o combustível errado?

Se, por acaso, tivermos ligado e colocado o motor a trabalhar e até começamos a circular, aos poucos poderemos observar como o veículos começa a falhar. Nesse caso deve desligar o carro logo que possível, chamar o reboque e levar o veículo à oficina, onde vão limpar circuito, vazar o depósito de combustível e realizar uma substituição do filtro de combustível.

Se abastecermos gasóleo num veículo a gasolina, deveremos atuar da mesma forma, mas se tivermos arrancado com o veículo, pode chegar ao catalizador combustível sem ser queimado, produzindo uma avaria muito grave, com o consequente custo económico da reparação.

Quando abastecemos gasolina num Diesel moderno e circularmos com ele, mesmo que tivermos limpo o circuito de alimentaçao de combustível e substituído o filtro, o mais provável será a bomba de injeção seja afetada e inclusivamente avariar alguns dos injetores, passando a ser uma avaria muito cara.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page