• carlasilvaasp

Prepare o seu carro para as férias de Natal com um check-up automóvel completo

As férias de Natal são um dos momentos mais aguardados do ano. No entanto, ir de férias requer também planeamento e organização. Um dos elementos que está incluído nesta preparação é o check-up automóvel.

Se vai de férias no seu carro, precisa de se certificar que este está preparado para enfrentar longos quilómetros de estrada, a chuva e a neve. E mesmo que vá para outro país, e não utilize o seu carro durante este período, é essencial garantir que está em perfeitas condições para quando regressar. Qualquer que seja a sua situação, um check-up automóvel é uma boa prática a ter em conta agora que as férias de Natal chegaram.

Como não queremos que lhe escape nada no seu check-up automóvel, fizemos uma lista completa dos elementos que devem ser verificados.


Os 6 elementos mais importantes no seu check-up automóvel


Pneus

A pressão dos pneus é um elemento que deve ser verificado todos os meses. Se um pneu tiver mais ou menos pressão relativamente ao definido pelo fabricante, isso poderá interferir com a segurança do veículo durante a condução e provocar uma desgaste anormal nos pneus. Também é necessário verificar se os pneus estão desgastados ou não, sendo que a profundidade do piso não pode ser inferior a 1,6 mm.


Ar Condicionado

Com o frio que se faz sentir nesta altura do ano, é crucial que o ar condicionado esteja em pleno funcionamento para uma condução mais cómoda e segura.

Ligue o sistema de ar condicionado do seu veículo e certifique-se de que não existe nenhum barulho anormal e que é produzido ar quente conforme os modos selecionados no painel de climatização.

Certifique-se também da inexistência de maus cheiros, que normalmente são sinónimo da existência de microorganismos prejudiciais à saúde no circuito. Nestes casos, deverá optar por uma higienização por ozono do circuito de ar condicionado.


Fluídos

O óleo e o líquido de refrigeração são dois elementos de elevada importância para o funcionamento de um veículo. O líquido refrigerante assume uma importância acrescida no Inverno, já que a sua função é evitar o sobrearrefecimento do motor, uma situação mais propensa de acontecer em dias mais frios.

No seu check-up automóvel, verifique se ambos os fluídos se encontram no nível indicado pelo fabricante.


Travões

Se sente que o carro já não trava como antigamente, se ouve uma chiadeira ou sente vibração durante a travagem, está na altura de visitar a sua oficina para uma verificação ao sistema de travagem.


Iluminação, Som e Visibilidade

Se as suas escovas se movimentarem com dificuldade ou se fizerem barulho, é provável que se encontrem no final do seu ciclo de vida, devendo ser substituídas. Não se esqueça também de verificar se os faróis estão a funcionar corretamente e se a buzina mantém o seu som original. Estes são 3 elementos muitas vezes descurados pelos condutores, mas que podem fazer toda a diferença na estrada.


Direção

Quando está a conduzir, sente folgas na direção? Tem dificuldade em manter o veículo em linha reta? Se sim, está na altura de verificar a direção do seu automóvel, por isso este deverá ser um dos pontos do seu check-up automóvel.


Faça o seu check-up automóvel na sua Arlindo Soares de Pinho e viaje descansado!



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo