top of page
  • carlasilvaasp

Conselhos de condução para poupar combustível

Com o preço do diesel e da gasolina a disparar, encher o tanque tornou-se um luxo para poucos. Para que seja mais suave para a sua carteira cada vez que vai à bomba de gasolina, aqui estão alguns conselhos para ajudar a poupar alguns euros na próxima vez:

1. A esta altura já sabe que o preço do combustível varia em cada estação de serviço. Lembre-se que pode consultar uma das aplicações para telemóveis que indicam em tempo real quais as estações de serviço mais baratas perto de onde estiver. Uma poupança de alguns cêntimos por litro transforma-se em vários euros se encher o tanque.

2. Antes de iniciar uma viagem longa, e numa base regular, deve verificar a pressão dos pneus. É importante ter em conta que se conduzir com baixa pressão nos pneus, o consumo de combustível irá aumentar.

3. Se conduzir com um carro muito carregado, o consumo de combustível irá aumentar. Para ter uma ideia, conduzir com 100 quilos de peso desnecessário faz com que o consumo de combustível num carro de tamanho médio dispare até 6%. A utilização de suportes de tejadilho, de bicicletas ou caixas, também aumentam consumo de combustível, pois prejudica a aerodinâmica do automóvel e pode aumentar o consumo em 20%.

4. Outro truque para poupar combustível é ligar o motor do carro sem pisar o acelerador: nos motores a gasolina, pode ligar o motor imediatamente após o arranque; nos motores diesel, aguarde alguns segundos antes de começar a andar.

5. A primeira velocidade é apenas para começar. Passe para a segunda velocidade em 2 segundos após o início ou após aproximadamente 6 metros. Começa a conduzir lentamente (20 km/h em 5 segundos para poupar até 11% de combustível) e evite acelerações fortes.

6. Esteja ciente de quando quer desacelerar: quando solta o acelerador, o abastecimento de combustível quase para. Desta maneira o consumo diminui até 2%.

7. Conduza sempre com uma distância de segurança adequada (é proibido seguir por trás de um camião para evitar a resistência ao vento e assim poupar gasolina) e mantenha um amplo campo de visão que permita ver dois ou três veículos à frente.

8. Se vamos ficar parados durante um período de tempo prolongado, é preferível parar o motor e depois reiniciá-lo. Normalmente, os carros gastam entre 0,5 e 1 litro de combustível por hora quando parados. Se seguimos este conselho, com o tempo, conseguiremos poupar um montante significativo.

9. Tenta fazer funcionar o motor a baixas rotações, sem apressar a caixa de velocidades, o que poupa combustível e prolonga a condição do veículo. Lembre-se: quanto menos acelerar, mais dinheiro poupa.

10. O funcionamento do ar condicionado gasta mais combustível? O recomendável é que, com muito calor, se conduzir numa cidade, deixe os vidros abertos em vez de usar o ar condicionado. Em estrada, a situação é ao contrário: melhor viajar com os vidros fechados e o ar condicionado ligado, pois quando abertos afetam diretamente a aerodinâmica do carro. O vento entra no interior do veículo e a resistência do ar é maior, o que aumenta o consumo de combustível.


Fontes: Circula seguro e Arlindo Soares de Pinho


40 visualizações0 comentário
bottom of page