• carlasilvaasp

Coronavírus: Dicas para um carro à prova de vírus e bactérias

No habitáculo de um automóvel, onde a maioria dos portugueses passa boa parte das suas vidas, podem existir até 700 tipos de bactérias, que ameaçam o seu sistema imunitário.

Com a chegada do novo coronavírus, de propagação muito fácil e rápida, a ameaça aumentou exponencialmente. Mas a limpeza e os cuidados de higiene vão desempenhar um papel fundamental no combate à epidemia que entrou à força no nosso dia-a-dia. No uso do automóvel também, seja uma viatura partilhada, de aluguer ou o nosso veículo particular. Em qualquer dos casos, não deve dispensar-se uma limpeza rápida das principais superfícies de contacto, usando um líquido desinfetante.

Antes de subir a bordo, deve assegurar-se que as mãos estão corretamente limpas e já no posto de condução é a vez de proceder à limpeza de volante, seletor de velocidades e travão e mão. Durante toda a viagem é fundamental evitar levar as mãos aos olhos ou à boca. E à saída do veículo não dispense uma nova limpeza das mãos.

Guerra aos vírus e bactérias

O momento aconselha a visita à oficina para uma limpeza fundo do habitáculo do automóvel, mas para quem não pretende procurar a ajuda de profissionais existem dicas infalíveis para deixar o seu carro como novo. Como em qualquer tarefa do tipo ‘faça você mesmo’, para ter sucesso na limpeza a fundo do seu automóvel vai precisar de tempo… e paciência. Felizmente, parece que o clima vai ajudar, aproveite os dias de sol que se avizinham para meter mãos à obra. Comece pela aspiração, com o objetivo de eliminar terra, areias, todo o tipo de resíduos que possam estar escondidos nos locais de difícil acesso. Sem pressas, para que não fique um único cantinho por aspirar.

Para limpar os tapetes e os revestimentos dos bancos pode usar-se um pano húmido, com o qual deve esfregar vigorosamente todas as superfícies. É tempo de avaliar se os tapetes ainda estão em condições. Degradados ou esburacados estes passam a ser autênticas colónias de bactérias, dificílimas de limpar. Substitua-os, de preferência por tapetes em borracha.

Depois de limpos os bancos e os tapetes, deixar o veículo secar ao ar livre, idealmente com as janelas abertas, para eliminar a humidade. Um pano de microfibras ou mesmo uma toalha com um pouco de água e sabão neutro são ideais para limpar superfícies mais difíceis. No tablier pode utilizar-se produto para limpar o pó e finalizar com um pano suave.

Troque o filtro de ar e aplique um produto desinfetante na zona do filtro e em todas as saídas de ar do sistema de ventilação. Repita este passo com alguma frequência, para eliminar germes que possam estar a ser enviados para o habitáculo.

Desinfete também as chaves do carro. E use um produto limpa vidros para lavar todas as superfícies vidradas desde o interior do automóvel, dos para-brisas ao espelho retrovisor.

Pode marcar a limpeza do seu automóvel na nossa oficina. Faça a sua marcação previamente através do telefone: 961 359 079 ou através do email: rececao.oficina@aspinho.com



62 visualizações

Venha-nos visitar!

TRABALHAMOS TODOS OS DIAS PARA TORNAR A SUA VIDA MAIS FÁCIL!

Av. Infante D. Henrique, Nº6

3730-241 Vale de Cambra

N 40º 50` 57``   W 8º 23` 45.4``

Tel: +351 256 460 350

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Instagram Ícone

Arlindo Soares de Pinho, Lda. todos os direitos reservados