Para algumas pessoas, andar de carro pode ser sinónimo de ficar enjoado. Sensação de mal-estar, falta de equilíbrio, estômago às voltas, náuseas, dores de cabeça ou suores frios podem ser sentidos por quem sofre de cinetose ou, por outras palavras, enjoo do movimento. Saiba porque acontece e o que pode fazer para evitar o enjoo em viagem de carro.
Causas dos enjoos ao viajar de carro
Se tem sensação de enjoo em viagem, saiba que este é um sinal de que o seu corpo não está a conseguir gerir um conflito criado por receber duas informações contraditórias.
O enjoo do movimento é a designação mais comum para a cinetose, um distúrbio do sistema vestibular. Este sistema, constituído pelo conjunto de órgãos do ouvido interno responsável pelo equilíbrio, ao receber dois tipos de informações sensoriais contraditórias — o corpo está parado, mas o ambiente em movimento — não consegue interpretá-las. Como consequência, o cérebro fica confuso, levando-o a desenvolver vários sintomas.
Nem todas as pessoas sentem enjoo em viagem. Algumas têm mais tendência, como as grávidas ou as crianças entre os 2 e aos 12 anos. Apesar de os episódios de cinetose diminuírem ao longo dos anos, em certos indivíduos podem continuar durante toda a vida.
Cinetose: principais sintomas
Além do enjoo em viagem, existem outros sintomas associados à cinetose, a qual pode ocorrer em viagens noutros meios de transporte, como barcos, autocarros, aviões ou comboios. Estes são os sintomas mais comuns:
Enjoos
Vómitos
Tonturas
Suores frios
Mal-estar geral
Vertigens
Dores de cabeça
O que fazer para evitar o enjoo em viagens de carro
O ideal para evitar a sensação de enjoo em viagem de carro é optar por uma viagem tranquila, a uma velocidade constante e escolher percursos pouco sinuosos. Estes são alguns conselhos que ajudam a evitar que os enjoos estraguem uma viagem:
Abra as janelas para fazer circular o ar.
Mantenha-se hidratado.
Viaje com os olhos fechados.
Fixe um ponto específico no horizonte de visão, fora do carro.
Se enjoar no banco do passageiro ou nos bancos traseiros, opte por ser o condutor (se for possível). Ao concentrar-se na tarefa de conduzir, o cérebro está focado nesta função, levando a que o condutor tenha menos tendência para sintomas de cinetose.
Opte por viajar no lugar do passageiro, pois é mais fácil focar um ponto do exterior.
Mantenha-se hidratado, bebendo água.
Evite que o veículo esteja demasiado quente.
Não fume no interior do carro.
Evite consumir bebidas alcoólicas.
Evite comer durante a viagem.
Não faça refeições pesadas antes de viajar.
Evite ler, escrever ou utilizar o telemóvel durante a viagem.
Evite maus odores dentro do habitáculo.
Crianças com enjoo em viagem de carro
Ainda que a maioria das dicas anteriores deva ser partilhada por miúdos e graúdos, existem conselhos específicos para que as crianças possam evitar o enjoo em viagem:
Utilize cadeiras altas, para que as crianças consigam fixar pontos específicos no exterior.
Aproveite as horas de sono das crianças para optar por viagens mais longas.
Entretenha as crianças com atividades, como cantar, contar histórias ou jogos. Ao concentrarem-se numa atividade, a probabilidade de enjoarem é menor.
Fonte: ACP
Comments