top of page
  • carlasilvaasp

Radares que registam velocidade média na estrada já em 2021

Radares vão medir velocidade média até 2021 em 20 locais do país.

Os dez radares estarão em rotatividade entre vinte locais, entre os quais Palmela, Vila Franca de Xira, Sintra, Sertã, Bom Sucesso, Penafiel e Vila Verde.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai iniciar o processo de compra de 30 radares, ainda este ano. Destes, dez irão medir a velocidade média a que os veículos andam num certo troço de estrada, avança o Jornal de Notícias (JN). O presidente da ANSR, Rui Ribeiro, admitiu que os primeiros radares possam estar a funcionar no final de 2021.

Segundo os peritos em segurança rodoviária ouvidos pelo JN, os radares que medem a velocidade média são uma forma significativa de combater o excesso de velocidade.

Como o PÚBLICO noticiou, o Ministério da Administração Interna anunciou, no final de Julho, a ampliação dos locais de controlo de velocidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (Sincro), gerido pela ANSR. A medida prevê um investimento de 8,5 milhões de euros para a instalação de 50 novos postos de controlo de velocidade ao Sincro até 2024, onde estarão incluídos os 30 novos radares.

Vão passar a existir, assim, 110 locais de fiscalização a nível nacional (os 50 novos pontos de controlo juntam-se a 50 instalados em 2016/2017 e outros dez no ano passado).

Até ao momento, os radares presentes no país medem a velocidade instantânea do veículo, ou seja, velocidade no preciso momento em que passa pelo radar. Contudo, estes radares não conseguem verificar se um condutor travou imediatamente antes do radar e voltou a acelerar no momento seguinte. Os novos aparelhos vão actuar nestas situações.

Os dez radares estarão em rotatividade entre 20 locais, um dos quais a Recta do Cabo, em Vila Franca de Xira (Lisboa). Desta forma o condutor não saberá qual o local que tem o radar activo, mas será avisado por um novo sinal de trânsito: o H24, que indica a aproximação de uma zona de velocidade média controlada.

Entre os outros locais onde serão postos estes radares encontram-se: Palmela (EN5), Sintra (IC19), Sertã (IC8), Bom Sucesso (EN109), Penafiel (EN106) e Vila Verde (EN101).

Em relação às coimas, o JN indica que o sistema será semelhante ao actualmente em vigor.


*Fonte: Jornal Publico


26 visualizações0 comentário
bottom of page