SABE QUE A LEI EXIGE UMA RECOLHA ESPECÍFICA DESTE TIPO DE RESÍDUOS?
SABE QUE NÃO É PERMITIDO POR LEI COLOCAR ESTE TIPO DE RESÍDUOS NO LIXO COMUM?
Há cada vez mais pessoas a fazerem alguns tipos de manutenção às suas viaturas por conta própria e risco, para pouparem na mão de obra na oficina. Mas infelizmente, sai muito mais caro ao planeta, visto que os resíduos dessas manutenções "caseiras" são colocados no lixo comum, sendo em primeiro lugar, proibido por lei e, em segundo lugar, causar danos gigantes ao planeta, porque não são corretamente tratados.
Uma oficina de reparação/manutenção automóvel, produz diariamente resíduos que requerem uma correta gestão, com o objetivo de minimizar o seu impacto no meio ambiente.
Os principais resíduos produzidos numa oficina:
Óleos Usados
Mistura de Hidrocarbonetos Filtros de óleo/Ar
Amortecedores
Diluentes Usados
Lamas de Pintura
Aerossóis Usados
Embalagens Várias
Pilhas Várias Vidros
Catalisadores Para-choques Pneus
Sucata Ferrosa e não Ferrosa Papel & Cartão
Plásticos
Legalmente o abandono de resíduos não é permitido, como também o seu transporte, armazenamento e eliminação dos mesmo por entidades não licenciadas, por não terem condições adequadas e exigidas para a eliminação destes.
Todas as oficinas têm por obrigação legal manter atualizados o registo de todos os resíduos produzidos, na qual também deve indicar o seu destino.
Todos estes resíduos terão que ser informados ao Ministério do Ambiente através do registo eletrónico MIRR (SILLIAMB) onde são introduzidos os dados de todas as operações efetuadas no início de cada ano até ao final do mesmo, esta falta de informação leva a aplicação de coimas.
Por isso falarmos deste tema e apelar ao bom senso de todos. As oficinas são os únicos locais preparados legalmente para o tratamento correto destes resíduos.
Comments